23 de out. de 2018

O Brasil é grande

Have Patience... Brazil is Big

General Olimpio Mourão Filho em 1964

Creio que essa matéria do programa ABC News Reports nunca foi exibida no Brasil. Mostra o país em 1964, na época do golpe de Estado que derrubou o presidente João Goulart.

Foi apresentada pela rede de televisão ABC, mas, nos registros do arquivo nacional norte-americano, consta como tendo sido feita pela CIA (veja detalhes sobre o filme mais abaixo).

A reportagem diz que Goulart levava o país ao comunismo, mas foi impedido pelo golpe de 64.

Há cenas da Revolta dos Marinheiros, de 25 de março de 1964, no Rio de Janeiro, inclusive imagens do cabo Anselmo.

Também foram filmadas imagens de protestos no Rio e do incêndio da UNE, que é atribuído aos comunistas. Cenas das tropas do general Mourão Filho no Maracanã e do Congresso Nacional em Brasília.

Entrevistas com Mourão Filho, Vasco Leitão da Cunha (ministro das Relações Exteriores), Carlos Lacerda (governador da Guanabara, atual cidade do Rio de Janeiro), Castello Branco (primeiro presidente do regime militar), Roberto Campos (ministro do Planejamento) e George Ball (subsecretário de Estado dos EUA).

A segunda parte da reportagem mostra a pobreza no Nordeste, a produção de café e de ferro, bem como as contradições sociais do Rio de Janeiro, além da cidade de São Paulo e informações sobre a Petrobras.

O filme é aqui exibido por cortesia dos National Archives and Records Administration dos Estados Unidos da América. Por causa do tamanho, eu o divulguei no Google Drive: clique aqui para assistir.

REGISTRO DO FILME NO ARQUIVO NORTE-AMERICANO:
Record Group 263: Records of the Central Intelligence Agency, 1894-2002. Series: Moving Images Relating to Intelligence and International Relations, 1947-1984. Item: Have Patience, 1964

Um comentário: