30 de set. de 2018

1964 segundo a Universal Pictures


Crise no Brasil

Esse é o título de uma das seções do noticiário de 2 de abril de 1964, da Universal Pictures, que era exibido nos cinemas. Tratava do golpe de 1964.

O texto de descrição original registra: "João Goulart foge do Brasil quando é derrubado como presidente por uma rebelião do Exército. Foram as tendências esquerdistas de Goulart e o medo de que ele transformaria o Brasil em um estado castrista que levaram a sua queda. Ele começou seu regime como um moderado, mas a inflação descontrolada e o descontentamento dos trabalhadores levaram-no a instituir reformas agrárias e legalizar o Partido Comunista".

O filme faz parte da unidade documental intitulada "Universal Newsreel Volume 37, Issue 27" e se encontra no National Archives and Records Administration, na cidade de College Park (MD), nos EUA. Pode ser consultado e copiado por qualquer pessoa no setor de Moving Images no 4. andar. O número de identificação (Local Identifier) é 200-UN-37-27.


VINHETA


CRISIS IN BRAZIL


NOTA SOBRE PESQUISA DE ÁUDIO E VÍDEO
No 4. andar do NARA é possível obter cópias de filmes e áudios em geral. De posse das referências (Local Identifier) do material desejado (que pode ser pesquisado previamente na busca avançada optando-se, por exemplo, por "Moving Images" no campo "Type of Archival Materials"), um arquivista lhe dirá se cópias de referências(*) se encontram na sala (DVD, VHS, UMATIC ou FILM in room), se precisam ser solicitadas porque estão fora da sala (need pulled) ou se não há cópia de referência (apenas o original). No primeiro caso, você apenas pegará o material na estante e poderá assistir e copiar em máquinas apropriadas (um DVD custa US$ 2.00). Também é possível filmar a reprodução com celular caso não haja necessidade de qualidade. Para os que precisam ser solicitados, será necessário preencher uma ficha e aguardar um pouco. No caso dos que não têm cópia de referência, será preciso preencher um formulário e, em algumas semanas, o arquivo enviará um link  para seu e-mail com a cópia caso haja disponibilidade.
(*) Os originais não são manuseados pelos pesquisadores. As cópias de referência são de alta qualidade, idêntica ao original. Elas permitem que os pesquisadores manipulem livremente o material.




Nenhum comentário:

Postar um comentário