20 de out. de 2018

Construção de Brasília e visita de Eisenhower

Visita de Eisenhower ao Brasil em 1960 mostra imagens de Brasília


O vice-presidente de Eisenhower, Richard Nixon, havia feito uma viagem à América do Sul em 1958 que foi desastrosa: em Lima e em Caracas, Nixon foi bastante hostilizado, enfrentando situações constrangedoras em seus deslocamentos sobretudo por causa de manifestações de estudantes contrários à sua presença.

O presidente Eisenhower enfrentava mal o problema de Cuba: em julho de 1960, retaliando o acordo que Fidel Castro fizera com a URSS, ele suspenderia a importação de açúcar cubano pelos EUA.

Ante de tomar essas medidas mais duras, visitou a América Latina.

Em fevereiro de 1960, ele esteve em vários países sul-americanos, numa espécie de campanha de publicidade. Foi o projeto “Amigos”.

Essa é uma velha história da “Guerra Fria”, quando a Revolução Cubana fez com que o tradicional desinteresse e menosprezo dos EUA pela América Latina - seu "quintal" - se tornassem preocupação.

O que importa, nessas filmagens sem som, são as imagens que ficaram (feitas por pessoal militar dos EUA para a produção de propaganda política norte-americana).

Nelas, vemos Juscelino Kubitschek recebendo Eisenhower, cenas da Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil recebendo o visitante e, sobretudo, a cidade de Brasília ainda em construção: os ministérios com muitos andaimes de madeira, Eisenhower recebendo a chave da cidade (ainda não inaugurada) das mãos de JK, o vice-presidente João Goulart e o sempre presente coronel Vernon Walters (atuando, nessa época, como tradutor). Muitos “candangos” e populares acompanham a visita (alguns bem desanimados por terem de balançar bandeirinhas saudando o visitante). O Palácio do Planalto em construção é mostrado e a imagem do “esqueleto” da Catedral de Brasília ainda em obras impressiona.

Esse filme está no National Archives and Records Administration (NARA), em College Park (MD), USA. Ele se intitula “Coverage of President Dwight D. Eisenhower's goodwill tour of South America” e as referências completas são: RG 342, Records of U.S. Air Force Commands, Activities and Organizations, 1900-2003. Series Moving Images Relating to Military Aviation Activities, 1947 – 1984. Local Identifier: 342-USAF- 29253

COURTESY OF NATIONAL ARCHIVES AND RECORDS ADMINISTRATION, USA.

Veja, em outras postagens desse blog, como fazer cópias dos filmes no NARA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário