29 de set. de 2018

APRESENTAÇÃO

Carlos Fico


Divulgando documentos secretos

Em 2008, publiquei o livro O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo, pela Editora Record, no qual analisei as relações entre o governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. Esse livro ganhou o "Prêmio Sergio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional, Categoria Ensaio Social", naquele ano.

Eu o escrevi a partir de documentos outrora secretos do próprio governo norte-americano, sobretudo do Departamento de Estado, que pesquisei em três viagens que fiz entre 2004 e 2006 ao National Archives and Records Administration (NARA) que fica em uma pequena cidade perto de Washington, D.C. chamada College Park.

Não pretendia voltar ao NARA, mas circunstâncias me levaram novamente àquela instituição em 2018. Pude constatar que vários documentos novos (como sempre acontece) haviam sido colocados nas caixas que consultara anos antes. Como fiz entre 2004 e 2006, fotografei todos os documentos.

Resolvi publicá-los aqui, tanto os usados no meu livro como os que encontrei recentemente. Vou divulgá-los acompanhados de breves comentários que talvez sejam úteis a quem queira se iniciar na pesquisa dos respectivos temas. Darei informações arquivísticas também.

Usei pouco, em certo sentido, os documentos que levantei para o livro porque se tratava de um panorama geral das relações entre os dois países. Não podia entrar em detalhes nem citar "tudo" no livro. Eles também não foram reproduzidos de maneira fac-similar, como o farei agora - com os antigos e com os novos - o que sempre confere maior dramaticidade dada a plasticidade dos documentos sigilosos (com seus carimbos, ressalvas de segurança etc.).

O propósito deste blog é didático, no sentido de incentivar ou iniciar quem queira fazer pesquisa histórica. Alguns documentos serão inéditos, outros já utilizados por mim ou outros pesquisadores. Não é meu objetivo divulgar revelações espetaculares.

6 comentários:

  1. Que trabalho primoroso! Parabéns e muito obrigado, Prof. Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professor. EStaremos sempre atentos e divulgando esse seu precioso trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo incansável trabalho Fico. Esse passado ainda é obscuro e o assunto está longe de ser superado pela historiografia. Para além das discussões conceituais, também necessárias, nosso papel em contribuir para desmistificar a ditadura é essencial.

    ResponderExcluir
  4. Carlos preciso falar com você sobre os documentos. Gostaria de saber se tem acervo relacionado ao nordeste. Pode me enviar seu e-mail?

    ResponderExcluir