11 de out. de 2018

Uma maravilha cênica do mundo

Filme colorido, de 1945, mostra o Rio de Janeiro naquela época.


Não é sobre a ditadura miliar, mas vou divulgar aqui. Acho que essas imagens coloridas são inéditas.

Este filme exibe as imagens originalmente em cores, tomadas provavelmente em 1944-1945, que foram utilizadas para a edição do filme Rio de Janeiro, já divulgado anteriormente, em preto e branco (link mais abaixo), no contexto da campanha de propaganda política e da “Política de Boa Vizinhança” que marcaram a atuação dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

O título do filme editado é Rio de Janeiro. Capital City of Brazil. A Scenic Wonder of the WorldO filme editado, já anteriormente divulgado, conta com narração. As imagens originais coloridas aqui divuldas não têm som.

O interesse destas imagens consiste na visualização de filmagens coloridas da cidade do Rio de Janeiro em 1944/1945. Creio que esta filmagem colorida que serviu de base para o filme editado em P&B ainda não foi divulgada.

O filme foi produzido pelo Office of Strategic Services em colaboração com The Office of the Coordinator of Inter-american Affairs - agências do governo norte-americano. Se você quiser conhecer mais sobre o Office of the Coordinator of Inter-american Affairs, há tese, que orientei, que aborda o tema, de autoria da historiadora Erica Gomes Daniel, que você pode consultar aqui. A tese foi publicada sob a forma de livro.

O filme editado, em preto e branco, pode ser visto aqui.

No início do filme editado (não neste), além da narração, letreiros o introduzem com dizeres em inglês – aqui traduzidos:

Há quase quatrocentos anos, um nobre português, depois de desembarcar no Rio, escreveu: “Tudo aqui é de uma beleza que dificilmente pode ser descrita”. Em nossos dias, o falecido grande autor e viajante do mundo, Stefan Zweig, em seu livro Brazil, Land of Future, disse: "Em toda a terra ... não há mais bela cidade ... a beleza desta cidade não é fácil de descrever. Isso desafia as palavras ... Porque é muito variada, magnificente, inesgotável demais. Até mesmo um artista que busca revelar o Rio em sua totalidade, com todas as suas mil cores e paisagem, não consegue completar tal trabalho em uma vida ... ”

Inúmeros outros autores e viajantes têm competido uns com os outros para descrever a extraordinária beleza desta cidade. Como eles próprios admitem, todos falharam.

Talvez a câmera possa pintar, com mais precisão, a tela, de tirar o fôlego, com que a natureza, em um momento de excepcional extravagência, focalizou o Rio de Janeiro, nas lendárias margens da Baía da Guanabara.

A referência completa do filme (preservado nos National Archives and Records Administration, em College Park (MD), USA, é RG (Record Group) 306. Records of the U.S Information Agency, 1900 – 2003 Series: Moving Images Relating to U.S. Domestic and International Activities , 1982 – 1999. Item:  Rio de Janeiro. Local Identifier: 306.5436.

Veja o post Como copiar um filme no Nara para maiores informações (clique na foto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário